Anomalia RPG

anomalia-logo

Clique aqui para baixar o manual completo

O que é Anomalia?

Anomalia foi um projeto iniciado no fim de 2013, como um sistema original de RPG que deveria suprir as necessidades de uma campanha de fantasia urbana, dando liberdade de criação aos jogadores ao mesmo tempo em que ofereceria um framework geral para outros tipos de situações e campanhas. Originalmente pensado para ser usado apenas naquela campanha, o sistema se provou sólido o suficiente para sustentar outras. Vendo esse potencial, eu e meu grupo de jogadores decidimos continuar usando e melhorando o sistema nas campanhas seguintes.

RPG não é uma teoria, é uma prática.

Desde então, quatro campanhas com sessões semanais se passaram apenas com esse grupo e mais algumas com outros, além de one shots e testes aleatórios, totalizando mais de cem sessões e quase seiscentas horas de experimentação, correções, melhoras e mudanças. De lá para cá, muita coisa mudou, muitos membros saíram e entraram no grupo, e por mais que em sua forma atual o sistema seja bem diferente daquilo que era a princípio, o cerne e as prioridades continuam sendo as mesmas: Esse é um sistema pensado,  feito e testado por jogadores.

E todos nós acreditamos que o que temos aqui é algo que vale a pena ser divulgado. E assim, chegamos nesse ponto, onde após tanto tempo e esforço,  é chegada a hora de deixar que essa cria de um grupo de amigos ganhe o mundo e seja conhecida por outros jogadores. Ainda há muito trabalho a ser feito, muita coisa pode acabar mudando ao longo do tempo, conforme o feedback de outros grupos vier, novas revisões podem ser feitas, problemas podem surgir e regras podem precisar ser revistas. Ainda assim, nós acreditamos nesse sistema, nós acreditamos no trabalho que fizemos nos últimos três anos, e esperamos que você, jogador ou mestre, acredite também e dê a Anomalia uma chance. Garantimos, você não vai se arrepender.

 

O sistema

Anomalia foi construído com alguns conceitos centrais em mente, talvez o mais importante deles sendo que um jogador não deve precisar adaptar suas ideias a um sistema, mas adaptar um sistema a suas ideias. Um sistema de RPG deve ser uma caixa de ferramentas, um instrumento que permita a um jogador montar a personagem que desejar, da maneira que desejar, e ele deverá ser julgado por quão permissível é ao mesmo tempo em que mantém regras sólidas e claras.

Um sistema é uma ferramenta, a campanha e as personagens são o que realmente importa.

Com isso em mente, se optou por utilizar um Modelo de Compromisso para esse sistema, que se utiliza, ao mesmo tempo, de uma criação de personagens a base de Point Buy, como GURPS ou Storyteller, e uma progressão de personagem baseada em níveis, como d20.  Esse compromisso entre os dois modelos visa criar um conjunto de regras que possam, mecanicamente, representar ao mesmo tempo tanto as infinitas possibilidades de personagens que podem se criar quanto o avanço de cada um deles dentro de um determinado paradigma de mundo.

Não há classes em Anomalia, embora existam determinados paradigmas que possam lembrar o funcionamento dessas, portanto a evolução de uma personagem será definida apenas por aquilo que um jogador desejar e que um narrador considerar apropriado à campanha.

Um sistema, mil personagens.

As regras foram construídas para ser simples, funcionando, em sua maior parte, através do rolamento de 2d10 e a soma ao resultado dos números relevantes, sejam Perícias, Atributos ou qualquer coisa que o valha. Uma personagem pode adquirir Talentos que a tornem mais eficaz em uma ou outra coisa ou que lhe concedam habilidades novas, assim como pode também selecionar Falhas que lhe causem problemas. Cada personagem conta ainda com Perícias, que representam suas capacidades gerais em diversos campos, seja o combate, a magia, a política ou qualquer outra coisa similar. A combinação de Talentos, Falhas e Perícias é a base de toda a criação de personagem em Anomalia e o cerne de sua constituição como sistema.

 

Onde encontrar

Anomalia RPG foi desenvolvido por um grupo de jogadores e, portanto, nada mais adequado do que ser liberado gratuitamente para todos os outros jogadores. O arquivo principal, com todas as regras, pode ser baixado no fim dessa página, assim como versões da Ficha de Personagem em docxpdf.

Clique aqui para baixar o manual completo

Clique aqui para baixar a ficha em pdf

Clique aqui para baixar a ficha em docx

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: